sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Lemos na Fábrica: Dezembro 2021

Minhas leituras de dezembro não foram muitas, mas foram as que precisava para fechar o ano de 2021 com algumas reflexões necessárias. Vamos ver quais foram?


"Os dois morrem no final", Adam Silvera:
Me emocionei muito com Rufus e Mateo em sua jornada para viver o último dia de vida deles plenamente. Ri, fiquei triste, chorei e tive esperança (por minha conta e risco, afinal o nome do livro já diz como tudo vai terminar) e é tudo culpa do Adam Silvera. O autor consegue, com sensibilidade, nos passar todas essas emoções enquanto pensamos o que faríamos se soubéssemos que vamos morrer hoje. Resenha aqui.



"Reencontros de Natal (conto de natal de Antes dela partir)", Flávia Tironi: Amei reencontrar os personagens de Antes dela partir em um conto de Natal. Nada melhor que essa época do ano para mostrar a relação familiar, repensar algumas ações e entender a importância de estar bem com quem se ama. E ainda teve o Sean, tudo fica melhor quando ele está!


"Arte importa", Neil Gaiman e Chris Riddell:  Ler Neil Gaiman é sempre um prazer e não seria diferente em Arte Importa. Gosto das opiniões e conselhos dele, mesmo quando não concordo. Os paralelos que ele traça são ótimo, gostei bastante da comparação com a montagem da cadeira e foi muito legal reler o discurso Faça boa arte. Acho que ele é um autor muito consciente das dificuldades da profissão e mostra que ela, na maior parte do tempo, não é nada glamuorosa. As ilustrações do Chris Riddell são um show a parte, adoro o traço e como é expressivo.


"Uma princesa em Tóquio", Emiko Jean:
Uma princesa em Tóquio é o tipo de livro levinho que eu precisava para esse fim de ano. Isso não quer dizer que não tenha temas sérios: Izumi sente como é ser considerada diferente da maioria das pessoas e nunca se encaixar, então busca no Japão e na própria história se sentir abraçada por quem ela é. Me diverti com as amigas dela e o quanto se importavam uma com a outras da mesma maneira que acompanhava animada um novo amor surgindo. Resenha aqui


"Os nossos antepassados", Ítalo Calvino: O último livro do clube do livro 2021 foi Nossos antepassados. São três enredos e eu gostei bastante do primeiro (O visconde partido ao meio) onde o autor nos mostra que é preciso ter um pouco de bondade e maldade dentro de nós para se ter equilíbrio. Impliquei um pouco com o tamanho do segundo - O barão das árvores - mesmo curtindo os temas nele propostos, e achei bem interessante o terceiro (O cavaleiro inexistente) com toda a honra que o protagonista tinha e as reviravoltas oportunas.


"A história da noz de casca dura (Sociedade das Relíquias Literárias #21)", E. T. A. Hoffmann: Um conto de fadas propício para esta época do ano com toda magia, jornada e percalços comumente encontrados em livros assim. A história da noz da casca dura é a versão original do famoso Quebra nozes e eu não fazia ideia que podia ser tão interessante. Passei algumas raivas com o egoísmo do rei, principalmente porque é a origem de todos os problemas e como ele não muda até o fim. Uma ótima escolha da #SociedadeDasRelíquiasLiterárias


"A Desertora - A loba de Aliãn (Saga Elementos #3)", Giu Pereira: O terceiro volume da Saga Elementos conseguiu mais uma vez me surpreender. Não esperava as reviravoltas sobre o passado da Khalid fosse tão pesado, nem como ela reagiria a isso. Aqui se interliga acontecimentos dos dois primeiros volumes e a volta de alguns personagens foi gratificante além de criar mais ansiedade sobre o que virá. Estou animada para ler o próximo volume.
 

"Coragem", Raina Telgemeier: Coragem consegue falar da ansiedade de uma criança com muita sensibilidade, principalmente porque é uma faixa etária que as pessoas não pensam que esse tipo de problema pode ocorrer. Raina percorre um caminho longo para entender como combater isso e fica evidente durante o quadrinho como se dá esse processo, o papel fundamental de terapia e apoio familiar está bem representado no traço leve da autora. Saber que é autobiográfico torna tudo mais significativo, e a atenção dada a importância de procurar ajuda me deixou satisfeita.

Essas foram minhas últimas leituras de 2021. Me contem o que estão lendo! 

Nenhum comentário: