segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RESENHA: Cowboys and Aliens

Guilherme Magalhães

Houve um tempo em que um homem só podia contar com seu cavalo e sua pistola. Os índios travavam uma batalha perdida contra colonos europeus e cowboys vagavam em busca de recompensa.


Até que alguém de fora entrou na briga - um invasor que via os humanos como inimigos, e estava determinado a conquistar o nosso mundo."

O livro é uma HQ que acompanha a história de Zeke, um cowboy contratado para levar um padre e seus fiéis para Silver City. Entretanto, a campanha deles é atacada por índios Apache. Quando ele vai em busca de reforços, é cercado pelos índios hostis. Porém, ele é salvo da morte certa por um súbito estrondo e a queda de um estranho objeto voador nas proximidades. Zeke foge e os índios que o cercaram vão tentar contato com os aliens - e são mortos. Os alienígenas pretendem conquistar o planeta, o que une índios e cowboys contra um inimigo comum.


A primeira coisa que chamou a minha atenção foi a arte da HQ, de altíssima qualidade. A capa é belíssima, e nem se fala dos desenhos de cada um dos quadros. O livro é um show de cores e desenhos de muito bom gosto, muito bem feitos. O enredo então, nem se fala, porque é muito bem escrito, conectado com maestria.

Uma coisa que particularmente me interessou na história, foi o paralelo que os autores criam entre a invasão dos aliens sobre a humanidade a a do homem branco sobre os índios - uma civilização com tecnologia superior e mais forte dominando a mais fraca através da força, eliminando e escravizando nativos para tomar posse da terra. Não é só um livro de ficção científica, mas também é, um pouco, um grito de solidariedade pelo que foi feito com os indios.

Para quem não sabe, o livro foi transformado em filme, com Harrison Ford, Olivia Wilde e Daniel Craig e Olivia Wilde. Alguém viu o filme? O que acharam??

Sobre o livro

Título: Cowboys & Aliens HQ
Editora: Galera Record
Edição: 1
Páginas: 112
Lançamento: 2011

Trailer do filme

Um comentário:

  1. Gui!!! Confesso que não estava muito animada para ler a HQ, pois o enredo não me chama muito a atenção. Só que você me deixou curisa, então vou ler assim que possível.

    Beijos

    ResponderExcluir