quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RESENHA: O Livro Maldito

"Tudo o que você precisa saber se não for um mané."

Minta para um polígrafo. Assalte um banco. Faça um filme pornô. Forje a própria morte. Arrombe fechaduras. Vicie dados. Tenha o seu próprio harém. E coisas muito, mas muito piores...

Assim que peguei o livro pela primeira vez, li o título, o subtítulo e a contracapa e tive a certeza de que me enviaram o livro errado. Depois de folhear, pensei com meus botões: esse autor é completamente louco!

Entretanto, "O Livro Maldito" é o cômico resultado de uma pesquisa feita pelo publicitário e escritor Christopher Lee Barish, cheia de artimanhas, jogatinas e ilegalidades necessárias para você se tornar uma pessoa má e rica. As ilustrações de Christian Kunze deixam o livro ainda mais engraçado.

Confesso que os primeiros capítulos não são os mais interessantes, mas a medida que fui lendo, fiquei me imaginando em cada uma das situações descritas. Quando pensava em parar de ler, um título me chamava a atenção e acabei lendo o bendito do livro em dois dias. E de fato o autor soube me prender até o final, deixando o que tinha de melhor por último. Um deles é simplesmente 'Como ter a própria plantação de maconha'. Me diverti bastante!

Um ponto negativo de "O Livro Maldito" é, segundo Christopher: "as maldades apresentadas neste capítulo dizem respeito, em parte as leis vigentes nos Estados Unidos. Mas, certamente, essas mesmas maldades poderão inspirar você a se livrar de outras roubadas." E acredito que a maioria das maldades não funcionariam se fossem baseadas nas leis do Brasil. Mas nada que o famoso jeitinho brasileiro não resolva. 

Por isso, não desanime. Vale a pena passar algumas horinhas rindo das maldades e imaginando até onde uma pessoa iria para praticar maldades e se dar bem. Me arrisco a dizer que esse livro é baseado na Lei de Gerson. Não conhece? Vou resumir pra você: certa pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. Uma propaganda de 1976, que apresentava o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista, deu origem ao nome da lei. Clique aqui e entenda melhor.

Enfim, "O Livro Maldito" tem 176 páginas e propõe uma leitura muito breve, objetiva e divertida. Recomendo! Afinal, você é ou não é um mané?


Sobre o livro

Título: O Livro Maldito
Editora: Best Seller
Páginas: 176
Lançamento: 2011

3 comentários:

  1. Que interessante, Flávia! Vou dar uma olhada nesse livro!
    Otima resenha! =)

    ResponderExcluir
  2. Maninhaaa...que resenha fantástica!! E só hoje que eu tô lendo...vergonha!
    Adoreiiii... e acho que vou ver se acho esse livro aqui pra dar de presente pros meus amigos espanhois que querem ser ricos e maus a qlqr custo (vou ler antes com certeza)! hauhauhau

    Curti demais!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e, apesar de não ser nenhum "malandro experiente", garanto: O livro é muito fraco. Já li fábulas infantis que ensinam truques e artimanhas com mais detalhes que esse tal "Livro Maldito". Aliás, esse é um nome muito pretensioso para um livro que, por vezes, orienta o leitor a procurar no You Tube como fazer determinado golpe. Em resumo, é furada. Não recomendo.

    ResponderExcluir