segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Semana Especial Rick Riordan: Como conheci o autor


Sou uma adulta. Essa pode parecer uma declaração totalmente aleatória, mas tem sim um motivo. Para mim, algumas leituras já não me convencem nem me empolgam, pois a faixa etária para a qual são escritas não faz parte da qual pertenço, e ainda sim, quando peguei meu primeiro livro do Rick Riordan, não dei atenção ao fato de que já tinha passado da idade do público alvo. 

Tinha lido algumas coisas sobre os dois primeiros livros, e me interessado, Então fui à minha primeira Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e o pouco tempo que pude passar lá foi usado para comprar Percy Jackson e o ladrão de raios e Percy Jackson e o mar de monstros, os quais foram lidos em duas semanas. Percy Jackson e a maldição do titã foi comprado semanas depois, assim que foi lançado.

Evento de lançamento de "O herói perdido"

Sua narrativa foi me conquistando na mesma medida que seus personagens me cativaram. Me comparei, vi diferenças e semelhanças entre meu eu de doze , treze anos - e até mesmo o meu eu de agora - com o Percy e Annabeth. Embarquei nas aventuras, senti as tristezas, dei risada das situações engraçadas, me deixei envolver e aproveitei cada segundo da leitura. Também reclamei, xinguei personagens e atitudes, fiquei curiosa e ansiosa com os finais dos livros (ainda hoje não supero o final de "A marca de Atena"). 

Fiz teste para saber de qual deus era filha - claro que tinha que ser de Atena - participei de encontros de lançamento de livros da saga, ajudei a organizar o evento de lançamento de O filho de Netuno, e me diverti muito.

Evento de lançamento de "O filho de Netuno"

Evento de lançamento de "O filho de Netuno"

Fiquei feliz com cada novo tema que ele inseriu nos livros: a importância dada a família, a abordagem de gênero, os assuntos religiosos, a convivência entre as diferenças. Entendi e respeitei as opiniões de Magnus, Apolo, mesmo que algumas delas não sejam iguais as minhas. Levantei bandeira a favor das escolhas de personagens, defendi erros

E tudo isso foi proporcionado pela narrativa e criatividade do autor. E vamos falar sobre suas obras ao longo da Semana Especial Rick Riordan. 

Nenhum comentário: