terça-feira, 18 de agosto de 2020

Semana Especial Rick Riordan:: Percy Jackson, o aniversariante

Para o segundo dia da Semana especial Rick Riordan, vamos falar da saga do aniversariante do dia: Percy Jackson!

Contei no post de ontem como comecei a ler obras do Rick Riordan. Várias são as qualidades da série Percy Jackson e os olimpianos, entre elas a narrativa gostosa, o senso de humor nas horas mais improváveis, a aventura e o drama na medida certa são as que sempre cito. E, obviamente, a mitologia grega contada de forma leve e divertida.


Todos esses pontos se fazem presentes nos cinco livros da série e nos adicionais, sendo "A maldição do titã" e "O último olimpiano" os que considero expoentes em mostrar o quão dá certo essa combinação de fatores. Porém sem personagens bem desenvolvidos e cativantes não creio que essas características fariam todo sucesso que a saga é. E vou falar de alguns dos meus preferidos.


Fonte: Wiki Acampamento Meio-Sangue

Como não poderia deixar de ser, vamos começar com nosso ganhador de bolos azuis de aniversário (entendedores entenderão)! Nosso Cabeça de alga, Percy Jackson é um dos personagens mais cativantes da série. Mesmo durante seu processo de amadurecimento, via uma responsabilidade sobre quem ele era e o que deveria fazer muito grande. Para um garoto tão novo, o peso era demais, e mesmo assim ele segue em frente com todas as suas dúvidas, erros, mas também com coragem, amizade e amor.  E muito humor, não é? Creio que ele é um dos protagonistas de fantasia mais engraçados que li e imagino ser essa sua característica a me conquistar em primeiro lugar. Outro ponto é o amor pela mãe e por seus amigos, Annabeth e Grover estão aí para provar!


Fonte: Wiki Acampamento Meio-Sangue

Falando em Annabeth Chase, difícil não gostar dela. Me via muito em suas atitudes e escolhas, na severidade em alguns momentos, mas na fidelidade também. Não sou tão inteligente quanto ela e dificilmente tão corajosa, mas a profissão dos sonhos dividimos. Sua sabedoria já tirou o Percy de muita encrenca e sua presença só se tornou ainda mais forte ao passar dos livros, principalmente a partir de "A maldição do titã". Tem uma parte do enredo dela muito triste e difícil, mas muito bem desenvolvido pelo autor. Dá uma nova dimensão à ela a qual raramente seria de se esperar de uma personagem tão "certinha".


Fonte: Wiki Acampamento Meio-Sangue

E o que falar do Grover? A coragem se faz presente de diversas formas e essa frase nunca foi tão verdade quando se trata do nosso fiel sátiro. Engraçado, comprometido, o alívio cômico, mas também a força. O trio formado por ele, Annabeth e Percy era perfeito, três encrenqueiros juntos, e ainda sim, Grover sempre foi o equilíbrio entre eles. Sua bondade é tão grande a ponto de ser reconhecida pelo deus mais importante para ele.


Fonte: Wiki Acampamento Meio-Sangue

Pode ser contraditório dizer, mas considero o arco do Luke um dos mais atrativos. Se focar somente o filho de Hermes podemos tratar de tantos assuntos: abandono familiar, traumas, escolhas erradas, heroísmo. Creio ser um dos personagens mais complexos criados dentro de Percy Jackson e, ao mesmo tempo que sentia raiva por suas atitudes, enxergava uma solidão e desespero difíceis de não sentir empatia. O final de "O último olimpiano" só coroou esses sentimentos.


Fonte: Wiki Acampamento Meio-Sangue

Também amo Nico di Angelo e sua transformação é uma das mais significativas. O garoto sonhador e inocente, super protegido pela irmã precisou crescer de uma maneira dura, e com decisões questionáveis tentava seguir seu próprio caminho. Desde sua aparição foi interessante, em especial no último livro, mas creio ser em "Os heróis do Olimpo" seu momento de brilhar. 

Vocês já leram a saga? Gostam de algum livro em específico? Quais são os personagens que mais se identificam?


Nenhum comentário: