quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

RESENHA: Teoricamente Princesa (Reluctant Royals - Livro 01)

Da aclamada autora Alyssa Cole, a história de uma Cinderela da cidade grande e seu príncipe encantado disfarçado de plebeu.
“Alyssa Cole é a rainha recém-coroada do romance de realeza contemporâneo! Teoricamente princesa é uma diversão deliciosa... Uma heroína inteligente e engraçada, um príncipe doce e sexy, um romance de tirar o fôlego, e um épico feliz para sempre. Vida longa à rainha!” – MEG CABOT, AUTORA DE O DIÁRIO DA PRINCESA
Dividida entre a pós-graduação e os vários empregos, Naledi Smith não tem tempo para contos de fadas... Ou paciência para os e-mails constantes alegando que ela está noiva de um príncipe africano. Certo. Ok. Excluir! Filha adotiva, ela aprendeu que as únicas coisas em que pode confiar são ela mesma e o método científico, e um e-mail idiota não a convencerá do contrário.
O príncipe Thabiso é o único herdeiro do trono de Thesolo, concentrando as expectativas de seus pais e seu povo. Seu casamento está no topo da lista de prioridades do reino. Sempre obediente, ele localiza sua noiva desaparecida. Quando Naledi confunde o príncipe com um plebeu qualquer, Thabiso não resiste à chance de experimentar a vida – e o amor – sem o peso de sua coroa.
A química entre eles é instantânea e irresistível, e a amizade sedutora rapidamente se transforma em noites apaixonadas. Mas quando a verdade é revelada, uma suposta princesa pode se tornar uma princesa para sempre?
“No mundo de Cole, realeza e romance andam de mãos dadas com compaixão e inteligência, além de olhos abertos para a dinâmica do mundo real. Teoricamente princesa é um conto de fadas, sim, mas consistentemente fundamentado na realidade, o que torna o feliz para sempre mais gratificante.” – ENTERTAINMENT WEEKLY

Estamos chegando no final de um ano muito difícil e estava precisando de um livro com aquele romance gostoso, sem questões muito complexas. Teoricamente princesa é esse romance super clichê, com todos aqueles elementos típicos e com cenas quentes, sua diferença está nos seus protagonistas: eles são negros. 

Por mais que a trama não seja inovadora, ver protagonismo negro faz diferença, especialmente num gênero destinado a personagens com olhos azuis e cabelos loiros. Naledi e Thabiso não somente tem características que representam, mas toda a cultura do reino de Thesolo resgata itens de países do continente africano e não ficam na visão pré concebida desses lugares: Thesolo é descrita como uma terra onde as tradições são respeitadas, mas onde os avanços tecnológicos são parte do dia a dia também.

Uma coisa que achei muito legal foi a autora se preocupar na forma da Naledi se expressar.Ela é uma epidemiologista e suas comparações, observações são relacionadas as experiências nessa área, inclusive a linguagem. Ela é uma mulher machucada pelo passado, mas uma força da natureza em busca dos seus objetivos. Inteligente, prática, boa amiga, excelente profissional.

Thabiso é o típico príncipe sobrecarregado e tentando se provar ao mesmo tempo que é alguém fiel a seus costumes e que acredita nos bons momentos, apesar da pressão sobre ele. Pessoas que sabem mostrar seu arrependimento e lutam por quem amam certamente tem minha admiração e gostei da fé e respeito que ele tem por Naledi e pela assistente, Likotsi. Amei tudo sobre a Likotsi e espero ver o livro sobre ela logo no Brasil.

Apesar da leitura leve, alguns acontecimentos do livro me remeteram aos problemas que estamos passando com o corona vírus. Várias falas da Naledi me deixavam pensativa e se encaixavam muito bem na forma que os governos estão lidando com a crise atual (O nosso não lida, né? Ele espera que morramos todos).

Alyssa também enfatiza outros tipos de relação sem ser a amorosa através da amizade de Naledi e Portia, a familiar entre Thabiso e os pais, e Nadeli com sua infância dolorosa. Esses desenvolvimentos são feitos também de maneira leve, sem ser desprovido de profundidade e consegue caminhar junto a trama principal sem diminuir sua importância. A escrita da autora é gostosa de ler, fácil de entender e tem o efeito que eu esperava. Fiquei animada para acompanhar os livros da série e saber mais sobre os outros personagens.


Sobre o livro:
ISBN: 9786555351095
Série: Reluctant Royals
Volume: 01
Autora: Alyssa Cole
Tradução: Fernanda Cosenza
Editora: Essência
Ano: 2020
Páginas: 304

Nenhum comentário: