segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Lemos na Fábrica: Novembro 2020

Olá! Meu Novembro foi bem atarefado da metade para o final, mas a primeira quinzena foi muito boa e, junto com o #BingoLitNegra, salvou minha meta de leitura para o mês! Vamos lá?

 

"Cartas para Martin", Nic Stone: Cartas para Martin é o tipo de livro que você tem certeza do sofrimento que te espera, mas mesmo assim não consegue deixar de ler. A linguagem é bem acessível porém não deixa de tratar de assuntos importantes com a seriedade necessária. Os episódios de racismo que Justyce sofre infelizmente não acontecem somente na ficção, e encontramos muitos exemplos na nossa realidade e esse comprometimento com a veracidade é mais um dos pontos fortes do livro. Resenha aqui.



"O olho mais azul", Toni Morrison: A única experiência que tive com sua escrita não foi com um romance, então fiquei tocada pela maneira que ela expõe o quanto o racismo pode acabar com a vida do povo negro desde sua compreensão do que é beleza até a importância da sua vida como um todo para a sociedade. Foi uma leitura dolorosa e hoje se torna ainda mais inacreditável. Resenha aqui.


"O Pequeno Príncipe Preto', Rodrigo França: O Pequeno Príncipe Preto é um releitura do clássico onde o Rodrigo França dá sua versão baseada na filosofia Ioruba. Ele trata de ancestralidade, empatia, e estética do povo negro com uma linguagem cativante. As ilustrações são lindas e eu pretendo ler com meu sobrinho assim que possível.


"Orgulho", Ibi Zoboi: Orgulho é uma releitura de Orgulho e preconceito com uma roupagem mais atual e com protagonistas negros. A Ibi Zoboi consegue dar ritmo e profundidade aos personagens e faz da Zuri alguém tão próxima da nossa realidade! A maneira que a autora trata de religião, gentrificação e dos desafios e problemas de criados pelo racismo é simples, direta e, ainda sim, consegue tocar o leitor. Fiquei feliz de encontrar sua narrativa. Resenha aqui.


"Amor & sorte", Jenna Evans Welch: Gosto de livros que tratam de relacionamento familiar, então encontrar Addie e Ian em um momento não muito bom da convivência deles foi um ponto que me deixou bem curiosa, pois me perguntava o que poderia ter acontecido para os dois se afastarem. O outro aspecto que me ganhou foi a jornada de superação e encontro consigo mesma da Addie ao mesmo tempo que o Ian está dando um grande passo para seu futuro, vê-los avançar juntos realmente me ganhou. Resenha aqui.


A voz da sereia volta neste livro (As mulheres têm uma espécie de magia #3), Amanda Lovelace: Da coleção escrita pela Amanda Lovelace, esse livro é meu preferido. Não sei explicar bem o porquê, mas talvez o motivo seja o impacto dele sobre mim, mesmo quando as experiências dela sejam tão diferentes das minhas. Não passei por quase nada que ela passou, mas sei que é a realidade de uma boa parte das mulheres e isso com certeza me tocou. Foi doloroso, triste e, por fim, esperançoso.


"A rosa de Isabela", Solaine Chioro: Minha última leitura do #BingoLitNegra foi A rosa de Isabela da Solaine Chioro. Eu gosto demais de A Bela e a Fera e o conto da Solaine é uma releitura sáfica onde a essência do enredo original é mantida, mas tem como plano de fundo escravidão. Gostei muito desse novo olhar e me agradou imensamente o desenvolvimento.


"Azar no Jogo, Sorte no Amor? (Fazendo Meu Filme em Quadrinhos #02)" e "Não dou, não empresto, não vendo! (Fazendo Meu Filme em Quadrinhos #3)", Paula Pimenta e Ghost Jack Entertainment: Fazendo meu filme é uma série que sempre me faz lembrar da minha adolescência, mesmo quando as experiências são diferentes. Achei muito legal ter uma versão em quadrinhos de eventos específicos do livro, em especial quando detalham momentos da Fani com o Léo.


"O Banqueiro Cego (Sherlock #02)", Steven Moffat, Mark Gatiss e Jay: Um Watson mais perturbado com sua própria vida e os aspectos mais práticos dela não era o que eu imaginava que iria encontrar, porém adorei ver esse lado mais humano. Ele e Sherlock parecem ter preocupações diferentes e a maneira que lidam com esse caso em específico deixa isso evidente. Gosto demais como os casos ficam mais instigantes e me deixam mais curiosa sobre o próximo volume.


"O grande jogo (Sherlock #03)", Steven Moffat, Mark Gatiss e Jay: Mais do que curiosidade sobre o caso e a maneira que o Sherlock chega às soluções, me interessa a dinâmica dele e do Watson, sendo o segundo muito mais enfático no que pensa e no que espera do amigo. Gosto muito disso porque humaniza bastante os personagens e dá uma dimensão completamente nova às suas interações. Em tempo: aqui temos a presença de alguém bastante importante no universo dos livros de Sir Arthur Conan Doyle.


"Furi Fura - Amores e desenganos #10", Io Sakikasa: O Kazu está me dando nos nervos com essa espera toda para confessar seus sentimentos pela Amaro. Ela pelo menos tem uma boa desculpa: já foi rejeitada por ele, mas o Kazu é insegurança pura e eu me identifiquei com a chateação do Rio. Na casa do Rio ainda continua o clima ruim entre os pais dele e isso afeta bastante a Akari. Meio que fico com raiva porque os adultos aqui parecem ter menos maturidade que o Rio e a Akari e os deixam preocupados por algo que deveriam ser poupados. Enquanto isso o Ryosuke se aproxima da Akari e o Kazu começa a ter coragem para falar o que pensa, por mais difícil que seja.

Como foram as leituras de vocês?

Nenhum comentário: