sábado, 2 de janeiro de 2021

TOP 10: Os melhores livros de 2020


Feliz 2021, pessoal! Temos um caminho tortuoso pela frente, mas vamos nos cuidar e torcer para a vacina chegar logo. Bem, apesar desse ano maluco, eu estou chocada por ter percebido que foi o ano que mais li livros: foram 85 entre calhamaços, contos e livros curtos. De mangá foi melhor que 2019, mas ainda não chegou no mínimo que estipulo todo ano: no lugar dos 100 desejados, foram 80. A retrospectiva das minhas leituras vocês encontram aqui. Mas não reclamo, consegui cumprir várias metas e pretendo encarar alguns desafios literários. Enquanto isso, vamos conhecer os 10 livros que mais gostei?

10.  A troca, Beth O'leary

Um livro que tem um enredo leve, mas que trata de luto, cura e se dar novas oportunidades, seja qual for sua idade. Como não li muitas tramas com idosos como protagonistas sempre curto ver algo nessa perspectiva e me diverti muito ao perceber que ficava mais animada com os capítulos da avó do que com os da neta. 


09. Os pergaminhos vermelhos da magia (As maldições ancestrais - Livro 01), Cassandra Clare e Wesley Chu

Não consigo não me apaixonar pelas narrativas da Cassie e a união com a escrita do Wesley funcionou bem. Claro que ajuda termos o casal mai amado das crônicas dos caçadores de sombras: Magnus e Alec. Eu amei como a insegurança de ambos é mostrada, mas como também os torna pessoas como qualquer outra. A trama que desenvolvida para a viagem deles funciona, diverte e deixa ansioso pelo próximo capítulo.

08. Um teto todo seu, Virginia Woof

Quando esse livro foi sugerido no clube do livro eu não tinha ideia que ia curtir tanto. Creio que é porque Virginia Woof consegue passar a questão do porque mulheres são menos vistas em grande parte das descobertas da humanidade: tempo e lugar para ser. Na época do escrito, a autora faz exemplificação de como ter recursos e apoio poderia fazer diferença para as mulheres já que, historicamente, elas são relegadas a tarefas do cotidiano. Ela acertou em cerca de 95% da sua crítica e achei muito atual, infelizmente.


07. Minha sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell

Não é um livro fácil, tem vários gatilhos, mas é uma leitura muito válida. Creio que dificilmente as pessoas entendam porque as vítimas de assédio/ estupro não denunciam logo ou convivem com os que lhes aconteceu sem contar a ninguém, mas dá para entender muita coisa com esse livro. Vanessa é uma vítima que não se reconhece como tal e essa falta de compreensão própria afeta toda sua vida. Eu fiquei triste e agoniada a maior parte da leitura, sabendo que não tem um caminho curto para acabar com esse tipo de acontecimento, mas compreendendo que é necessário se informar para entender quem passa por isso. 


06. David Copperfield, Charles Dickens

Clube do livro sempre me surpreendendo. Um clássico que eu nunca pensei que leria, mas que amei cada página mesmo quando tinha raiva ou perdia a paciência. David passa por muita coisa, porém mantêm seu caráter e tenta fazer seu melhor sempre. A condição da mulher na época também é exemplificado, assim como a sociedade e toda sua hipocrisia. Me apaixonei pelos personagens, pela narrativa, por tudo.

05. Olhos d'água, Conceição Evaristo

Vivências negras variadas e ainda relacionadas ao cotidiano. O primeiro conto, o que dá nome ao livro, foi um dos meus preferidos e demonstra como é ser uma mãe negra. Quase todos eles são protagonizados por mulheres negras e as particularidades das suas vidas, em maioria, sofrida. Temos perda de crianças por bala perdida, invasão policial, objetificação do corpo negro e isso tudo na escrita vinda da tradição oral da Conceição. Foi meu primeiro livro dela e pretendo ler muito mais.


04. A poeta X, Elizabeth Acevedo

Xiomara e sua paixão pelas palavras tornaram esse livro uma grata surpresa. Amei ter um enredo desenvolvido em forma de poemas, a visão sobre afro latinos vivendo nos EUA e como as garotas geralmente sofrem ao fazer suas próprias escolhas porque a sociedade e a religião querem ditar como elas devem se comportar. Temos questões familiares, femininas, de raça e cultura, e eu não poderia estar mais feliz por ter conhecido a escrita da Elizabeth Acevedo.


03. Cartas para Martin, Nic Stone

Nic Stone consegue por tantas situações que jovens negros passam em Cartas para Martin e faz isso com exemplos muito verídicos porque são muito parecidos com os que infelizmente estampam jornais e noticiários. Justyce tenta ser positivo, mas depois de passar por uma situação injusta, começa a enxergar seu dia a dia com outros olhos e a vida não é muito gentil com todas as barreiras que aparecem e com suas consequências. Fiquei triste com os acontecimentos, mas encantada com a escrita da Nic. 

                            

02. Daqui pra baixo, Jason Reynolds

Além do enredo forte, real, doloroso, Jason Reynolds usou de poesia para contar sobre a difícil decisão que Will tem de tomar. As partes divididas por andares pelos quais Will passa antes de chegar ao térreo e enfrentar as regras do bairro onde vive é uma jogada narrativa tão instigante! Me deixou tensa, me fez entender os vários motivos por trás das suas ações e cumpriu muito bem seu papel. 


01. O olho mais azul, Toni Morrison

O ano de 2020 foi um que me comprometi com livros de autores negros e depois dos tristes acontecimentos, isso se intensificou. Dentre as maravilhosas leituras que fiz, "O olho mais azul" foi a que mais me impactou. Fiquei chocada como o pensamento racista se infiltra nas pessoas negras levando-as a alterar sua noção de beleza, importância e status a partir da cor da pele onde as mais claras são vistas como ideais. Doeu ler, doeu ver como isso muda para pior várias vidas e as consequências devastadoras em cada uma delas. Pela visão tão crua, tão forte, eu não poderia escolher outro livro como o meu preferido. 

E vocês? Quais foram suas leituras preferidas? Fizeram algum plano para suas leituras esse ano?

Lista de TOP 10:

Nenhum comentário: