sábado, 23 de janeiro de 2021

RESENHA: A torre de Nero (As provações de Apolo - Livro 05)

No último livro da série As provações de Apolo, lágrimas, aliados improváveis e um confronto decisivo aguardam o deus mais petulante e adorado do Olimpo
Não tem chororô, a jornada de Apolo na Terra acabou! Depois de libertar antigos oráculos, enfrentar criaturas assustadoras, derrotar imperadores malignos e passar por humilhações indescritíveis, o ex-imortal se prepara para sua aventura derradeira entre os mortais. Se quiser retornar ao Olimpo e de quebra salvar seus amigos semideuses, ele terá que derrotar o temido Nero e a arqui-inimiga Píton, que não vê a hora de dominar para sempre o Oráculo de Delfos.
Por isso, Apolo e Meg retornam ao lugar onde tudo começou: Manhattan, em Nova York. Lá, terão que se infiltrar na terrível torre de Nero e impedir que o imperador ponha em prática seu plano megalomaníaco de destruição e faça picadinho deles. Com a ajuda dos amigos semideuses, de seres obcecados por chapéus e até da flecha falante mais dramática que existe, eles se preparam para enfrentar uma macabra profecia e seu destino final.
Conseguirá Apolo sair vivo desse embate e retornar ao Olimpo?
Conseguirá Meg confrontar seu padrasto cruel e manipulador?
E, mais importante: conseguiremos sobreviver sem Apolo?
Unindo mitologia greco-romana, tiradas hilárias e momentos de tirar o fôlego, o último livro da série As provações de Apolo traz todos os elementos que consagraram Rick Riordan como um dos escritores mais importantes da literatura infanto-juvenil. Considerado “o contador de histórias dos deuses”, o autor já vendeu quase sete milhões de exemplares no Brasil, e suas obras continuam sendo um sucesso absoluto.

Chegamos ao último volume "As provações de Apolo" e eu não queria me despedir. Desde o primeiro livro me apaixonei pelo plot e pela personalidade em mudança do Apolo, então foi difícil ver o fim chegando.

Em determinados momentos o livro parecia uma homenagem a como tudo começou lá em Percy Jackson e os olimpianos - O ladrão de raios, e temos muitas referências, cenas e personagens que nos recordam a série. Também tem suas referências a "Os heróis do Olimpo" com personagens e acontecimentos marcantes.

De tudo que acontece no livro - e na série toda - o ponto alto é a transformação pessoal do Apolo. De deus olimpiano ao humano chamado Lester, ele vivenciou situações extremas e conseguiu ver toda a beleza da natureza humana, assim como seu lado sombrio, e todo o sofrimento imposto pelos deuses a essas vivências. Entender suas próprias ações e identificá-las como erradas e egoístas até tomar decisões pensando no coletivo do que em si próprio, foi uma jornada dolorosa e enriquecedora da qual ele não ignora a importância.

A preocupação dele com a Meg e todo o abuso emocional imposto por Nero tem um peso enorme e nos alerta sobre as relações tóxicas em diversos níveis. O paralelo que Apolo traça com sua própria experiência paterna e seu modo de encarar as atitudes de Zeus diz muito sobre a influência de sua convivência com Meg. É o tipo de assunto necessário que o Rick Riordan nunca deixa de abordar e uma das coisas que me deixa mais orgulhosa na sua escrita.

Outra observação necessária se dá por meio do poder, como os mais detentores dele o usa para mostrar superioridade nos que não tem, e demonstram de infinitos modos seja com a decoração de um lugar, roupas, suas alturas... Gostei da reflexão que possibilita, pois facilmente podemos transportar para o mundo real.

Rick Riordan continua com seu comprometimento em mostrar várias formas de amor, amei cada momento e fico feliz com a representatividade. A narrativa, como sempre, é cativante, com agilidade e aprofundamento, elementos da cultura pop e muita ação. Os personagens sempre são o maior trunfo, e fica impossível não torcer por eles. Eu, pelo menos, fiquei orgulhosa pelo amadurecimento do Apolo e vou sentir muita falta dele.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555600636
Série: As provações de Apolo
Volume: 05
Autor: Rick Riordan
Tradução: Giu Alonso e Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 336

Série As provações de Apolo:

Nenhum comentário: