terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Graphic Novel: Laura Dean vive terminado comigo

Faz quase um ano que Freddy está apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. Mas ela não imaginava que um namoro poderia ser tão complicado…
Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre.
As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. Laura Dean vive terminando comigo venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes

Nem sei por onde começar a falar de Laura Dean vive terminando comigo. Desde que a editora Intrínseca divulgou seu lançamento fiquei ansiosa para ler e a espera valeu muito a pena.

A primeira coisa que me ganhou foi que não é um enredo sobre autodescoberta e aceitação, plot geralmente explorado quando se trata de uma trama LGBTQIA+. Não que eu não goste de ler sobre, mas também é bom ver um enredo que trata de outros assuntos ligados a relacionamento independente de ser entre duas garotas. Afinal, é só amor e tudo que é ligado a ele, nas partes boas e ruins. A Freddy está vivendo justamente a parte ruim, e tenta entender o que pode fazer para mudar isso.

Ainda sim temos algumas passagens que mostram um pouco da lgbtfobia, porque infelizmente faz parte do dia a dia da comunidade. Acontece com a Freddy e seus amigos, mas não é nem de longe o foco da graphic novel. Diria que a tudo relacionado ao cotidiano da Freddy é desenvolvido num ambiente favorável a ela, seguro e cheio de aceitação.

Ela tem amigos que estão sempre ali por ela, seja para se divertirem ou chamar a atenção quando necessário. A dinâmica das suas relações são geralmente positivas, inclusive a família, e justamente a parte negativa vem de seu relacionamento com a Laura Dean.

É triste ver como a Freddy se deixa influenciar por não conseguir ir contra as atitudes da namorada, mesmo sabendo a gravidade de seus erros. Laura Dean sempre a torna a errada, a que não entende e faz drama, sendo ela mesma a causadora de tudo. É um relacionamento totalmente tóxico que mina com a alegria da Freddy que visivelmente é mais feliz quando não está com a namorada.

O enredo é muito bem desenvolvido, entendemos o caminho que nossa protagonista passa até tomar uma decisão, questões importantes relacionadas aos seus amigos, em especial a Doodle, estão presentes e eles são importantes para o andamento do plot.

O uso da sessão da revista como forma da Freddy nos expor seus pensamentos é uma ótima escolha, porque depois também será usada para dar um fechamento a obra. Não é um recurso inovador, claro, muitos livros o usam, mas o importante é que funciona.

A arte da Rosemary é linda, delicada, e a combinação entre branco, preto, cinza e rosa foi muito acertada, e passa uma leveza que contrasta com o enredo da Mariko. E dá muito certo! No final, não somente a Freddy entende o que importa, mas nós também.

Sobre a graphic novel:
ISBN: 9786555601145
Autora: Mariko Tamaki
Arte: Rosemary Valero-O'Connel
Tradução: Rayssa Galvão
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 304

Nenhum comentário: