segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

DESAFIOS 2021

Além do Clube do livro, resolvi encarar mais alguns desafios literários em 2021. O post era para ter ido ao ar antes (vai que vocês animam de participar, né?), mas não deu dentro do cronograma e nem da vida doida da blogueira. De qualquer forma, vou mostrar minhas escolhas e pensamentos sobre cada um. E ainda dá para participar se quiserem.

LEITURA PRETA

Ano passado fiz muitas leituras de autores pretos, mas não acompanhei  #LeituraPreta certinho, porque somente perto do meio do ano foi que a descobri junto ao Afroliterária. Em 2021 quero fazer direitinho, então fiz as escolhas abaixo. Podem mudar, claro, dependendo do meu tempo, mas quero pelo menos por contos quando não for possível fazer uma leitura maior. 

Janeiro: livro lançado no Brasil ou exterior em 2020
Minha escolha: Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis (Jarid Arraes). Já lido e amado!

Fevereiro: livro premiado
Minha escolha: Filhos de Sangue e Outras Histórias (Octavia Butler)

Março: escrito e protagonizado por uma mulher negra
Minha escolha: Sem gentileza (Futhi Ntshingila)

Abril: um clássico
Minha escolha: O homem que falava javanês (Lima Barreto) Atualização: Mudei o livro, o mês foi super puxado, mas Lima Barreto é sempre clássico!

Maio: escrito por uma pessoa continente africano
Minha escolha: Notas sobre o luto (Chimamanda Ngozi Adichie) . Substituí porque não vou conseguir ler o calhamaço que é Meio sol amarelo (Chimamanda Ngozi Adichie) esse mês.

Junho: escrito por alguém da comunidade LGBTQ+
Minha escolha:  Feira de São Cristóvão (Ana Rosa). Me enrolei e não consegui continuar a leitura de O quarto de Giovanni (James Baldwin)

Julho: livro nacional
Minha escolha: A escrava (Maria Firmina dos Reis)

Agosto: não-ficção
Minha escolha: Retratos do Brasil Negro (Lélia Gonzalez)

Setembro: livro adaptado para série ou filme
Minha escolha: Tudo e todas as coisas (Nicola Yoon)

Outubro: livro infantil ou infanto-juvenil
Minha escolha: Ainda não escolhi, mas quando o fizer, atualizo aqui.

Novembro: elegível para o #BingoLitNegra (escrito e protagonizado por uma pessoa negra)
Minha escolha: Novembro só saberei minhas leitura quando sair o #BingoLitNegra, mas espero dar tão certo quanto ano passado. Se quiserem conferir como foi, clica aqui

Dezembro: lançado no Brasil ou exterior em 20201
Minha escolha: Não tão branca (Jessie Redmon Fauset)



LENDO MURAKAMI EM 2021

A Aline do Livro Lab idealizou esse desafio e eu resolvi participar porque sou fã do autor e porque tenho vários livros dele na estante que ainda não li. Vocês vão perceber que alguns títulos do desafio eu já fiz a leitura, e meu plano inicial era ler outros livros dele que não estão no desafio, mas creio que não vou dar conta. Então possivelmente lerei resumos e resenhas para revisitar os enredos.

Janeiro: Ouça a canção do vento & Pinball, 1973
Comentários: Já tem muitas das características do Murakami, mesmo que a escrita ainda não tenha chegado em todo seu potencial. Li e gostei, e a live para discutir o livro vou bem legal. Farei resenha.

Fevereiro: Caçando carneiros
Comentários: Já e tem resenha aqui no blog. Não farei a releitura, mas vou dar uma lida no resumo para acompanhar a live melhor.

Março: Norwegian wood
Comentários: Ansiosa para ler! Eu já tinha colocado na minha meta, mas com o desafio fica mais interessante.

Abril: Dance dance dance
Comentários: Não lembro nem da sinopse! Vou no escuro para a leitura.

Maio/ Junho:  Crônica do pássaro de corda
Comentários: Expectativas enormes sobre o livro porque um amigo elogiou muito!

Julho: Minha querida Sputnik
Comentários: Outro que já li, mas como é pequeno talvez releia, ainda não me decidi.

Agosto: Kafka à beira-mar
Comentários: Um dos livros mais elogiados da autor. Muito curiosa sobre ele.

Setembro: Após o anoitecer
Comentários: Mesmo caso de Minha querida Sputnik.

Outubro: 1Q84 - Volume 01
Comentários: Já li e quero reler para continuar a trilogia, porque lembro quase nada! 

Novembro: 1Q84 - Volume 02
Comentários: Sem muito o que dizer, como não tenho grandes lembranças do primeiro volume, só a narrativa forte, estou curiosa.

Dezembro: 1Q84 - Volume 03
Comentários: Curiosa para saber se vai acabar de maneira satisfatória. 


CLUBE DO LIVRO 2021

E meu desafio de todo ano: clube do livro! Saudades das reuniões presenciais no café, mas fazer o que né? Eis minhas leituras!

Fevereiro: Dr. Jivago (Boris Pasternak)

Abril: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Junho: As boas mulheres da China (Xiran)

Agosto: Hibisco Roxo (Chimamanda Ngozi Adichie)

Outubro: Carmilla (Sheridan Le Fanu)

Dezembro: Nossos antepassados (Italo Calvino)

Vocês tem algum objetivo ou desafio para 2021? Me conta!

Nenhum comentário: