quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Lemos na Fábrica: Janeiro 2021

Meu Janeiro foi muito proveitoso! Li muito e, o mais importante, li livros maravilhosos! Foi uma gama de leituras diferentes e inéditas, mas também autores que são meus preferidos. Vamos lá?


"A torre de Nero (As provações de Apolo - Livro 05)", Rick Riordan: A despedida da série do Apolo foi uma leitura intensa, divertida e cheia de lições. Amei embarcar na jornada de amadurecimento e de crescimento pessoal do deus que virou humano. Suas novas experiências deram uma outro olhar para a vida, que até então, era tão sem importância. Foi maravilhoso do início ao fim. Resenha aqui.
 

"Pachinko", Min Jan Lee: Amei o livro! Gosto da mistura de eventos verídicos e saga familiar e toda as problemáticas envolvidas. Não se bem como explicar, mas ver a Sun Ja passar por todo o sofrimento, criar filhos, enfrentar a barreira da língua e as consequências de uma guerra foi triste, mas cativante. Me vi envolvida por sua força e determinação. Estou organizando minhas ideias para trazer resenha. 


"Corrente de Ouro (As últimas horas - Livro 01)", Cassandra Clare: Mais uma série da Cassie, e como fã, estou feliz pelo enredo desenvolvido. A sensação de novidade misturada com nostalgia, já que temos nosso preciosos personagens de "As peças infernais" participando, foi um dos pontos que amei. A autora tem como característica trabalhar vários plots dentro de suas séries, sem esquecer de dar profundidade a todos os personagens. Logo farei resenha. 


"Shine  Uma chance de brilhar (Shine #01)", Jessica Jung: Estava ansiosa para ler Shine por conta do tema e também por conta da autora. A Jessica fez parte de uma das fiel groups mais famosas do k-pop e ter a visão dela sobre a indústria é um ponto forte. Confesso me peguei pensando o quanto tinha de sua vivência nos momentos mais tensos e injustos pelos quais a Rachel passa. Resenha aqui.


"Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis", Jarid Arraes: Este ano decidi participar do #LeituraPreta, desafio idealizado pela @afroliteraria, e o livro que escolhi pra o tema de Janeiro (livro publicado em 2020) foi "Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis" da Jarid Arraes. Fiquei feliz de conhecer e reconhecer algumas das mulheres negras que fazem parte da nossa história, além de assustada e revoltada com os percalços que elas passaram. Minha tristeza piorou ao perceber que histórias tão importantes são esquecidas no lugar de nos serem ensinadas em sala de aula, por exemplo. A verdade é que não saber nada sobre Tia Costa, Na Agomité, Maria Felipa me incomodou e me fez pensar o quanto perdemos da nossa própria cultura. Foi minha primeira experiência com a escrita da Jarid e já me encantei. Achei cada cordel forte e delicado ao mesmo tempo, mostrando a riqueza e coragem contida em cada uma dessas mulheres.


"Eu me chamo Antônio", Pedro Gabriel: Eu me chamo Antônio é uma forma bastante artística de nos fazer perceber e sentir a poesia. Curti bastante mesmo com minha dificuldade inicial de entender as frases no lettering. Depois de algumas páginas ficou mais fácil e deu para aproveitar todo talento do Pedro Gabriel.


"Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo (Destinos Traçados #1)", Fernanda Castro: Os contos em Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo me divertiram muito e me agradou o toque sobrenatural que permeia do primeiro ao último texto. Mas o que falar da preciosidade que é "Um anel para a todos governar"? Achei engraçado e irônico, adorei os diálogos! "A regra é clara (ou Nívea)" foi outro que amei ler por conta dos personagens e, ao terminar, queria saber mais sobre eles e sobre a carreira de cada um. Foi muito divertido e a Fernanda me deixou curiosa para um Destinos Traçados 2.



"Ouça a Canção do Vento & Pinball 1973", Haruki Murakami: Quando a @aline_tkm anunciou o #LendoMurakamiEm2021 resolvi participar porque adoro os livros do autor e tenho algumas leituras dele pendentes. O primeiro foi lido em janeiro: Ouça a canção do vento & Pinball, 1973. Eles são os primeiros livros do autor e, mesmo assim, já conseguimos identificar muitos dos elementos que o Murakami utiliza nos seus escritos. Achei muito interessante e fiquei ainda mais feliz com a leitura depois do debate, pois percebi aspectos que antes não tinha me dado conta. Resenha aqui.


"Em Nossa Vizinhança (Clube da Caixa Preta #5)", Alice Dunbar-Nelson: Me inscrevi no #ClubeDaCaixaPreta e o primeiro conto que recebi foi "Em nossa vizinhança" de Alice Dunbar-Nelson. Achei bem interessante porque, no interior de onde venho, o que não falta é vizinhança fofoqueira e que acha tudo que foge do seu dia a dia uma coisa além do imaginável. A mania de se tornar amigo de infância dos que se foram também é igualzinho. Engraçado como isso não é exclusividade de cidades pequenas de países subdesenvolvidos, nem de uma só época.


"O Homem Errado (Clube da Caixa Preta #5.5)", Nella Larsen: O homem errado, de Nella Larsen se mostrou um conto muito interessante! Temos um pouco da situação da mulher que chega até um certo status, mas que tem medo do próprio passado e seus motivos para certas decisões, porém o conto foi para um lugar inesperado. E eu me divertir muito com isso!


"Card Captor Sakura - Clear Card Arc #05", CLAMP: Dos cinco volumes lidos de Card Captor Sakura - Clear Card Arc, com certeza esse foi o que mais gostei! A primeira coisa que me ganhou foi certa conversa entre o Touya e o Sr. Kinomoto. Finalmente temos mais sobre os pensamentos deles sobre a Sakura e a sinceridade dos dois me deixou muito feliz. Em segundo, informações sobre o possível motivo de todos os acontecimentos que estão rolando com a Sakura. E o final foi de deixar qualquer um ansioso! Ainda bem que já tenho o sexto volume, só espero que ele me tire algumas dúvidas!


"Card Captor Sakura - Clear Card Arc #06", CLAMP: E o ciclo de conversas importantes continua, estou amando! O Shoran está tão maduro! Toma decisões cada vez mais difíceis e sempre tem a Sakura como prioridade. O Yue também está no modo proteção, mas não é somente com sua mestra. E temos algumas explicações sobre os estranhos acontecimentos, porém tem muito mais por vir e não será fácil, pelo jeito. Só quero ver como vai ser o desenrolar.


"Ataque dos titãs #31", Hajime Isayama : O Eren deixa qualquer um doido com a maneira que faz as coisas e, apesar de entender uma parte do pensamento dele, não sei se o modo escolhido para solucionar é o mais acertado. Isso também frustra seus amigos e podemos ver em cada ação deles, inclusive o Jean está me deixando bem orgulhosa. O Armin ainda acredita e a Mikasa está em dúvida (e o que foi aquela pergunta do Eren???), mas quem está certo afinal? Meu medo é não ter tempo de resolver todas as dúvidas nós três volumes que faltam.


"Furi fura - amores e desenganos #11", Io Sakisaka: O volume 11 foi preenchido por conversas sinceras e que acabaram com vários dramas que estavam rolando. Os pais do Rio e da Akari resolveram ser adultos (precisou de um empurrão do Rio, mas saiu né). E tem duas pessoinhas que arriscaram e finalmente estão juntos! Engraçado como a Yuna e o Kazu são parecidos em alguns aspectos. Os dois são bem inocentes se comparar com os amigos. Agora é esperar para o último volume e saber como vai se desenrolar certa notícia chocante dada ao Rio e a Akari.


"Pretty Guardian Sailor Moon #11", Naoko Takeuchi: Eu sei que Sailor Moon não é o mangá mais explicado do mundo, mas fiquei totalmente perdida nesse volume. Foi tanto personagem e situações saindo do nada! É como se precisasse continuar uma história, mas não tivesse mais paciência de desenvolvê-la. Algumas cenas foram muito legais, claro, mas no geral fiquei mais confusa do que me diverti lendo. Medo do último volume da série.


"Pretty Guardian Sailor Moon #12", Naoko Takeuchi: Último volume da trama principal de Pretty Guardian Sailor Moon e foi tão confuso quanto o anterior. Ainda apareceram vários personagens, umas partes de arrastaram e outras foram rápidas demais, mas consegui gostar da mensagem que foi passada e condiz bastante com o apresentado durante toda série.


"Pretty Guardian Sailor Moon - Short Stories #01 e #02", Naoko Takeuchi: Minha saga de ler Sailor Moon chegou ao fim com os dois volumes de Short Stories. O primeiro volume foi meio chatinho melhorava somente quando ficava em alguma das Sailors, como a vida da Mako, as diferenças entre Rei e Mina e os sentimentos da Ami. Já o segundo volume foi muito bom! Gostei do enredo que tem a Luna como protagonista e do capítulo sobre o amor da Rei. Foi um boa maneira de dar adeus a saga. Agora é ler Codename Sailor V!

E como foram as leituras de vocês nesse começo de ano?

Nenhum comentário: