quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

RESENHA: Ouça a Canção do Vento & Pinball, 1973

As duas novelas iniciais de Murakami publicadas pela primeira vez no Brasil
Em 1978, um jovem Haruki Murakami se instala na mesa da cozinha para começar a escrever. Como resultado temos duas novelas brilhantes que marcam o início da carreira de um dos mais cultuados autores contemporâneos.
Duas histórias poderosas, e levemente surreais, que tratam de amadurecimento, solidão e erotismo, no melhor estilo Murakami. Alguns dos personagens que conhecemos nessa obra irão reaparecer em Caçando Carneiros e Dance, Dance, Dance, formando uma espécie de trilogia inicial do autor — e esse conjunto, em vez de mostrar um escritor procurando sua voz, já mostra um autor maduro e seguro de seus temas.
Traduzidas no Brasil pela primeira vez, Ouça a Canção do Vento & Pinball 1973 são uma janela para o mundo fascinante de Murakami.

Murakami é um dos meus escritores favoritos. Tenho quase todos os livros dele lançados no Brasil, mas cerca de oito ou nove ainda não foram lidos. Quando a Aline T. K. M. pensou no desafio #LendoMurakamiEm2021 vi uma oportunidade de diminuir consideravelmente meus não lidos do autor e o primeiro da lista é Ouça a canção do Vento & Pinball 1973. A live realizada por ela me abriu muito os olhos sobre questões que eu não tinha percebido antes e reforçaram também pensamentos anteriores.

As duas histórias se completam e nos apresentam personagens perdidos no vazio e no tédio da vida, como se tudo o desejado quando mais novos não os satisfizessem ou fosse inalcançável. A falta de perspectiva e de atitudes de ambos permeia os dois enredos e mostra uma busca pelo sentindo da vida na sua imprevisibilidade e também nas pessoas que cruzam o caminho deles.

As metáforas usadas pelo autor estão presentes e são fortes, desde a comparação com o quadro elétrico ou a máquina de pinball entre outros, que acabam sendo símbolos de ciclos encerrados ou de perdas que precisam ser superadas, e é interessante como a primeira vista parece ser somente um assunto banal perdido no contexto geral.

Sendo os dois primeiros escritos do autor, foi interessante ter no começo um prólogo dele comentando como foi sua decisão de escrever um livro e como se deu seu processo de escrita. Engraçado como essa determinação dele apareceu como uma certeza tão de repente que parece fazer parte dos seus livros.

Até porque aqui já vemos muitas das suas características como personagens e protagonistas sem nome ou somente tratados por apelidos (como Rato e J), fascinação por partes do corpo ou ausência delas, elementos sobrenaturais tratados como corriqueiro, mulheres misteriosas. Temos também referências a livros e músicas, como se tornariam costume do Haruki Murakami.

Gostei da leitura, embora esteja longe de ser um dos meus preferidos dele. O livro de Fevereiro para o projeto é Caçando carneiros que eu já li e fiz resenha, mas pretendo assistir a live e trocar mais ideias e visões sobre esse escritor tão talentoso.

Sobre o livro: 
ISBN: 9788556520296
Autor: Haruki Murakami
Tradução: Rita Kohl
Editora: Alfaguara
Ano: 2016
Páginas: 264

Nenhum comentário: