domingo, 23 de maio de 2021

RESENHA: Bruxa Akata (Akata Witch #01)

Carinhosamente apelidado de Harry Potter nigeriano, Bruxa Akata tece uma trama de magia e mistério, repleta de mitologia africana. Uma história de amizade, superação e sobre como achar seu lugar no mundo.
Sunny tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos e é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida. O sol é seu inimigo. Castiga a pele e a expõe aos olhares curiosos. Parece não haver lugar onde ela se encaixe. É sob a lua que a menina se solta, jogando futebol com os irmãos. E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. Sunny é alguém com um talento mágico latente, é uma agente livre. Uma pessoa com poderes que nasceu de pais comuns.
Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade, sendo escolhida por um mentor e conseguindo, enfim, sua faca juju — com a qual é capaz de fazer seus feitiços. Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças? Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo?

Ansiosa estava para ler Bruxa Akata e ganhar de amigo secreto só foi o que faltou parar fazer a leitura. Consegui entender porque é chamado de Harry Potter nigeriano já que vários elementos realmente se parecem, mas não achei que ajudou nem atrapalhou o andamento, só foram pontos onde foi inevitável lembrar.

Sunny tem todas as dúvidas pertinentes ao adentrar esse novo mundo e, como não poderia ser diferente, o leitor vai aprendendo junto com ela todas as peculiaridades dessa vivência. Muito dos elementos usados na trama são baseados na cultura e nas crenças da Nigéria. É maravilhoso ver como a autora conseguiu unir a fantasia com esses traços e fui aprendendo sobre a realidade da Sunny, Orlu, Chichi e Sasha ao mesmo tempo que tinha visão deles sobre o país.

A dinâmica entre os quatro é digna de nota, sendo tão diferentes um dos outros. Chichi e Sasha são mais impulsivos e seguros, então rendem algumas situações nada favoráveis. Orlu é meu preferido, com a calma e justiça de suas ações. A união de personalidades tão distintas é uma boa escolha e gosto da dinâmica entre eles.

A autora não se atém somente a mostrar o lado fantasia, também encaramos a difícil convivência familiar de Sunny, em especial com o pai. Todas as referências a ele me incomodaram e foi, de longe, o ponto que mais me afligia em toda a narrativa. Creio que a autora quis deixar evidente as dificuldades da garota e espero mais desenvolvimento nesse sentido, porque é um assunto muito necessário.

Um recurso que gosto e autora utiliza é o livro dentro do livro. Sunny lê um livro sobre a própria condição e as páginas mais importantes nos são contadas. Através dela muito sobre Sunny é esclarecido, mas muito de preconceito fica evidente.

O final deixou um pouco a desejar porque me pareceu rápido e, em comparação a tudo que aconteceu antes, fácil dos personagens resolverem. Imagino ser gradual as dificuldades que Sunny e seus amigos irão enfrentar, então tentei não me apegar tanto ao sentimento, pois o desenvolvimento até então foi divertido, inesperado e cheio de elementos que me fizeram ficar presa na leitura. Nnedi tem uma ótima trama nas mãos e tenho certeza que vai nos apresentar uma continuação a altura.

Sobre o livro:
ISBN: 9788501114914
Série: Akata Witch
Volume: 01
Autora: Nnedi Okorafor
Editora: Galera Record
Ano: 218
Páginas: 322

Nenhum comentário: