domingo, 16 de maio de 2021

RESENHA: É assim que se perde a guerra do tempo

Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler. E assim tem início uma correspondência improvável entre duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço para assegurar o melhor futuro para seus respectivos times. E então, o que começa como uma provocação se transforma em algo mais.
Um romance épico que põe em jogo o passado e o futuro. Se elas forem descobertas, o destino será a morte. Ainda há uma guerra sendo travada, afinal. E alguém precisa vencer.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o título. Depois a sinopse e capa. Porém realmente não fazia ideia que Red e Blue iam me conquistar assim.

O livro é desenvolvido por cartas trocadas entre Blue e Red, o início das interações entre elas tem um tom de provocação e admiração por parte de duas agentes muito competentes e vai crescendo conforme os quase encontros delas vão se sucedendo.

O começo me foi um tanto confuso, mas o passar dos capítulos foi ficando mais claro e mais interessante. Entender do que se tratava essa guerra, como a função de ambas era manipular os acontecimentos de maneira que seu grupo fosse beneficiado é muito bom, mas não me foi tão importante quanto entender porque elas não podiam se encontrar.

Confesso que ter as personagens passando pelos momentos mais marcantes da história mundial foi fascinante. Os autores só precisavam dar algumas informações sobre o local para situar qual momento histórico eles se referiam. Não vou dizer que entendi todos, mas a maioria eu consegui.

Os sentimentos despertados pela leitura se deve a linguagem poética e metafórica . Tudo é expresso de uma forma muito intensa e, ao mesmo tempo, delicada como Red e Blue vão se aproximando sentimentalmente durante a guerra infindável. A escolha por uma trama epistolar só reforça esse aspecto.

Escrito por dois autores, onde cada uma era responsável por uma das personagens, "É assim que se perde a guerra do tempo" foi uma leitura muito prazerosa, com capítulos curtos e emocionantes e que me fez torcer por Red e Blue desde o começo. Uma ficção científica um pouco diferente, com representatividade LGBTQIA+ e que trata sobre os sentimentos e percalços das pessoas em busca da própria felicidade.

Sobre o livro:
ISBN: 9788556511119
Autores: Amal El-Mohtar e Max Gladstone
Tradução: Natalia Borges
Editora: Suma
Ano: 2021
Páginas: 192

Nenhum comentário: