domingo, 28 de junho de 2020

Lemos na Fábrica: Maio 2020

Feliz que estou lendo mais, embora sem meu ritmo normal. Estou descobrindo muitos autores nacionais e recorrendo aos conhecidos para enfrentar essa loucura dos últimos meses. Vamos lá?


"Goma de mascar", Helena Luz: Goma de mascar foi uma surpresa muito bem vinda. Estava precisando de leitura leve e nada melhor que um livro nacional para despertar a sensação de familiaridade. Os personagens são cativantes, a narrativa gostosa, nunca esquecendo de assuntos necessários como racismo e abuso. Resenha aqui.



"Uma dama fora dos padrões (Os Rokesbys - Livro 01), Julia Quinn: Julia Quinn sempre consegue acertar, mesmo que a trama não seja inovadora. Os personagens são carismáticos, engraçados e protagonizam ótimos diálogos, em especial quando envolvem suas famílias. E a Bellie é o tipo de pessoa que eu adoraria ser amiga. Resenha aqui.


"O sol também é uma estrela", Nicola Yoon: Surpresa, encantada, representada. Nicola Yoon conseguiu me ganhar com sua escrita ágil, com personagens interessantes e cheios de dúvidas, mas cativantes. Gosto dos capítulos alternados, da urgência da situação da Natasha, dos sonhos do Daniel. Logo trarei a resenha


"Amor e amizade e outras histórias", Jane Austen: Vários enredos da Jane Austen que não chegaram a ser terminados e com tramas que pareciam ser promissoras. Na verdade, o que mais gostei foram as trocas de cartas, foram engraçadas e curiosas. E com o humor e ironia típicos da autora.


"Eu destilo melanina e mel", Upile Chisala: Não conhecia a autora, vi uma promoção do ebook e resolvi arriscar após ver a recomendação de leitura da @afroliteraria no Twitter e amei cada poema. Como mulher preta, ela fala da sua experiência com o racismo, com o machismo e sobre como é ainda ter que lidar com tudo isso.Me senti representada em diversos poemas e fui conquistada por sua sensibilidade.


"As aventuras de Sherlock Holmes", Athur Conan Doyle: E a leitura conjunta de Sherlock Holmes com meus amigos continua. Esse livro é composto de vários contos que desconstroem um pouco nossa visão de perfeição quanto as habilidades do nosso detetive. Alguns contornado me agradaram muito por não serem muito consistentes, já a maioria me deixou satisfeita por serem elaborados e sem enrolação. Me deu a sensação de funcionarem melhor do que os romances.


"O dia de Chu", Neil Gaiman e Adam Rex:  Não tenho muito o que falar além de FOFO!


"Ao menos uma vez", Diany Cardoso: o que mais gostei foi o final do conto. Quando li, já imaginava uma decisão bem batida, mas a autora foi lá e mudou isso!


A toca das fadas, Clara Madrigano : Me deu um pouquinho de medo, até porque sou bem molenga, mas foi muito interessante.


"El retrato oval", Edgar Allan Poe: Um conto do Poe que escolhi para treinar o espanhol e aproveitar o fato de estar grátis o ebook.


"Não sol mais céu", Guilherme Oliveira: Mas um livro de poemas que me tocou, mesmo quando não tinha tanto em comum. 



Black Hammer - Era da destruição - parte 2 (Jeff Lemire, Dean Ormston, Rich Tommaso, Dave Stewart e Todd Klein): O final da jornada de Abe, Barbalien, Gail e Weird chegou ao fim e nos trouxe um pouco do que seria Spiral City sem nossos heróis. É interessante ver como eles anseiam vidas normais ao mesmo tempo que parecem não se encaixar. O último volume ainda nos leva a pensar sobre família, perdão e recomeços. Resenha aqui.


"Noragami #21", Adachitoka: Noragami está numa fase muito interessante, onde muito das dinâmicas dos personagens está mudando e nos dando outras visões. Enquanto o Yato segue tentando fazer o certo e proteger seus amigos, vemos o Yukine se interessar por um tópico perigoso que pode levá-lo a um caminho sem volta. Estou amando como Adachitoka está desenvolvendo esse arco por mais que tenha saudades do meu trio maravilha.




"Alena", Kim W. Andersson: Me surpreendi com o enredo, sua profundidade e como nossas escolhas mudam nossa vida e nossos erros voltam para nos assombrar. 

E vocês, o que estão lendo?

Nenhum comentário: