sábado, 28 de agosto de 2021

Lemos na Fábrica: Julho 2021

Quem anda super lenta para ler levanta a mão! Pois é, acho que estou numa ressaca literária daquelas e não tenho rendido muito nas leituras. Porém estou contente com o que li, foram enredos interessantes. 


"A mão e o tamboril (It's okay to not be okay #04)", Jo Yong e Jam San: O enredo foi, dos quatro que li até o momento, o que mais fez sentido para mim. Para mim foi um exemplo claro de quando nosso cuidado vira limitação para a pessoa cuidada, a impedindo de fazer coisas por si mesma, ser independente e aprender com os próprios erros. Essa mensagem só ficou ainda mais perfeita com as ilustrações do Jam San. Resenha aqui


"Talvez precisemos de um nome para isso [ou o poema de quem parte]", Stephanie Borges: A poesia da Stephanie Borges é crítica e forte, denuncia e repudia a forma que os cabelos crespos são vistos pela sociedade, a imposição estética pelo alisamento e como é importante não deixar que essa imposição se infiltre na nossa autoestima. Como não poderia deixar de ser, o livro não se resume a falar da pressão estética, mas dos motivos para ela ocorrer e do racismo e machismo presente nessas atitudes.


"Clara dos Anjos", Lima Barreto: Essa linda edição de Clara dos Anjos feita pela Escureceu me fez ler pela primeira vez o texto na íntegra. O autor expõe as diferenças sociais não somente relacionadas a dinheiros, mas principalmente as ligadas ao racismo quando fala de como Cassi consegue sempre sair ileso a tudo que faz contra mulheres, principalmente as negras. Foi uma leitura forte e ainda muito atual. Resenha em breve. 


"Cora destemida (Clube da Caixa Preta #11)", Langston Hughes: A exploração e a precarização do trabalhador negro é um dos temas de Cora Destemida. Enquanto trabalha exaustivamente para sustentar a própria família, Cora enfrenta perdas difíceis e toma decisões surpreendentes. Eu gostei bastante do final do conto, me senti um tanto vingada ao ver parte da fachada de família branca exemplar ruir diante das palavras da Cora.


"Crônica do pássaro de corda", Haruki Murakami: Seguindo o projeto #LendoMurakamiEm2021, encarei esse calhamaço que apresenta um personagem que se vê envolvido com pessoas muito estranhas enquanto tenta encontrar a esposa. Tem muito elementos fantásticos, metáforas e acontecimentos que nos deixam pensando se o que entendemos é o sentindo que o autor quis passar. 


"Meu corpo virou poesia", Bruna Vieira: Fui surpreendida pela sinceridade e intimidade que a poesia da Bruna Vieira emana. Mais do que entender o passado, ela foca em perceber seu crescimento, perdoar os erros anteriores e dar valor ao que essas experiências significam para quem ela se tornou agora. Me identifiquei em vários momentos e imagino que não serei a única. Resenha aqui.


"Descender - Lua mecânica (Descender #02)", Jeff Lemire e Dustin Nguyen: O segundo volume de Descender, Lua mecânica, continua focando na jornada de Tim-21 em busca de sua família enquanto uma nova guerra está para começar. A HQ me faz refletir muito sobre humanidade, empatia e respeito, e como de onde e de quem menos esperamos pode surgir esses sentimentos. Os novos personagens dão outro ponto de vista para fatos que estavam pouco evidentes e me deixou bem interessada em como serão desenvolvidos na próxima parte. Resenha aqui.

Como foram as leituras de vocês?

Nenhum comentário: