segunda-feira, 25 de julho de 2011

RESENHA: Artemis Fowl – O Complexo de Atlântida


Monique Melo 

Pense em magia. Pense duas vezes.

Algo terrível aconteceu a Artemis Fowl II: ele virou bonzinho. As criaturas diagnosticaram o Complexo de Atlântida, uma doença que provoca comportamento obsessivo-compulsivo e múltiplas personalidades, um efeito colateral por ter mexido tanto com magia. Agora, a cidade submarina de Atlântida está sob o ataque de robôs malignos e o novo Artemis bonzinho não consegue lutar contra eles. Será que sua aliada, a capitã Holly Short, conseguirá trazer o verdadeiro Artemis de volta - antes que esses robôs misteriosos destruam a cidade e todas as criaturas que vivem lá?

Passado dois anos desde o último lançamento da série aqui no Brasil, chega o sétimo volume da série Artemis Fowl! Estava mega curiosa para ler O Complexo de Atlântida e não me desapontei! Cada vez mais Eoin Colfer elabora seu enredo de forma concisa, explorando diversas nuances dos personagens e até mesmo das atitudes dos vilões.
“- Essa aventura foi diferente, Holly.” – Artemis Fowl, página 374

É, Artemis, você tem razão. Essa aventura foi diferente em muitos sentidos. É difícil imaginar um dia em que Artemis não confiaria em Butler e chegaria ao de ponto de enganá-lo. Mas ele não pode controlar sua paranóia, afinal o jovem Fowl está sofrendo do Complexo de Atlântida e, além de desconfiar de todo mundo, está obcecado pelo número 5 e seus múltiplos.

Com Artemis tão vulnerável, foi a vez de Holly, Potrus, Palha, Butler e Juliet se virarem sozinhos e tentar solucionar os problemas que se apresentavam sem piedade em seus caminhos enquanto tentavam lidar com uma pessoa de comportamento singular: Órion. Entre declarações românticas, robôs enlouquecidos e uma sonda espacial pronta para destruir a cidade submersa de Atlântida, os amigos de Artemis farão tudo para fazê-lo voltar ao normal e não deixar que um antigo inimigo do Povo das Fadas fique impune.

Foi agradavelmente estranho não ter um plano genial do Artemis para resolver todos os problemas. Acho que deu mais movimentação e importância para os outros personagens e isso rendeu boas cenas de ação. Mesmo o Artemis teve seus momentos onde agir importava mais que planejar. Embora lá no final, a combinação de planejamento mais execução tenha funcionado de forma brilhante.

Claro que teve muitos momentos de humor, característica indispensável da série e admito que parei a leitura em alguns momentos porque Palha me fez rir alto! Não controlei a risada enquanto ele gritava “Eu sou a noz!” (vocês entenderão quando ler).

Outra diferença em relação aos livros anteriores é que mesmo se tratando de uma série, cada assunto proposto iniciava-se e terminava no mesmo livro. Claro que tinha referências aos livros anteriores, mas não deixava assuntos inacabados como no Complexo de Atlântida, onde é impossível não se perguntar o que acontecerá com Artemis. 

Dizer que adorei e que recomendo o livro é suspeitíssimo, eu sei. Da mesma forma que é redundante informar que vou ficar ansiosa (e ligadíssima) pelo oitavo livro da série, ainda não lançado no exterior. Enquanto isso, fico na expectativa e na esperança que a série não decaia e o Eoin Colfer continue com a mesma qualidade apresentada ao longo dos sete livros lançados dessa mágica série.

Sobre o livro:
Artemis Fowl – O Complexo de Atlântida
Série: Artemis Fowl
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Primeiro capítulo: AQUI
Site: AQUI
Capas:
Capa EUA
Capa Irlanda
Capa Especial 10 anos

A Promoção está acabandooooo!

Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Você pode comentar diariamente ou comentar em todas no último dia, não tem problema.
* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.
* Poste no seu twitter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.
Coloque junto com seu comentário: seu nome, e-mail, nome de seguidor do blog e o link de divulgação no twitter.
No final da semana Artemis Fowl vamos sortear o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!
Boa Sorte!!!

5 comentários:

  1. Uma resenha melhor que a outra, to adorando todas, Artemis evoluiu muito no decorrer dos livros e quero lê-los.

    Letícia do Carmo
    Seguidora: Letícia Devonne
    leticiacfs94@hotmail.com
    @itsmeittaa
    http://twitter.com/#!/itsmetitaa/status/95908036824154112

    ResponderExcluir
  2. Pelo que vc contou a narrativa vai mudar um pouquinho ja que o Artemis vai estar meio 'debilitado' né? rsrs
    Adoro qdo isso acontece pq geralmente muda a visão do livro pra melhor \o/

    Adorei a resenha, parabens. Beijos


    Fabiana Araujo Silva
    Fabiana Araujo
    @fabinaa
    fabianaa.araujo@ig.com.br
    http://twitter.com/#!/Fabinaa/status/95925213623103488

    ResponderExcluir
  3. Artemis bonzinho?! Sem planos mirabolantes??? Ah essa eu quero ler!!! Complexo de Atlântida!!! Como assim?! Preciso ler esse livro urgente!!!

    Seguidora: Raquel Carvalho
    cerqueiraraquel@gmail.com
    @RaquelCarvalho
    http://twitter.com/#!/RaquelCarvalho/status/95940503824121856

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Uau um novo Artemis como será? Gostei desta nova abordagem do autor, para conhecermos um lado mais docil do gênio do mal coração de pedra!será?Ou o Artemis não tem jeito mesmo!!!Gostei da resenha e amei acompanhar esta série atraves da resenhas da Monique, conheci um pouco mais a história( a monique sempre fala de quanto é boa) e o trabalho deste autor em cada vez mais nos conquistar com esta aventuras do jovem Artemis!!!
    Bjos!!!
    Danielly Wanessa
    Seguidora: Dany Palavras
    daniellyws@yahoo.com.br
    @danywsbela
    http://twitter.com/#!/danywsbela/status/96031872051707904

    ResponderExcluir
  5. Essas capas comemorativas são LIN-DAS! *o* Babei nelas a semana toda. hahahaha

    Cara, pela resenha, esse livro parece ser daqueles nos quais o coração fica apertadinho durante a história toda! Nossa, quero ler tudo pra ontem!!

    Seguidora: Amanda Almeida
    amanda3bh@yahoo.com.br
    @mandyalmeida
    http://twitter.com/mandyalmeida/status/92966043911323648

    ResponderExcluir