sábado, 23 de julho de 2011

RESENHA: Artemis Fowl – O Paradoxo do Tempo

Monique Melo



“Pense em magia. Pense duas vezes.”
Angeline Fowl, mãe do incrível menino prodígio do crime, contraiu uma doença potencialmente fatal. A única cura possível é o fluido de uma raça de lêmures cuja extinção foi, infelizmente, causada pelo próprio Artemis... Agora, ele terá que convocar seus amigos do Povo das Fadas para ajudá-lo a voltar no tempo e salvar o animal. E, como se esse desafio já não fosse o suficiente, ele ainda terá que enfrentar um adversário a sua altura: ele mesmo, aos dez anos.

Em mais uma aventura, Artemis corre contra o tempo para encontrar a cura para uma doença rara contraída por sua mãe. Decidido a não perdê-la, ele pede ajuda aos seus amigos do Povo das Fadas, Holly, N°01 e Potrus e segue para o passado, uma viagem no mínimo perigosa, que pode trazer conseqüências irreversíveis.


Uma missão arriscada, ele e Holly voltam no tempo. Durante a busca ao lêmure, eles enfrentam muitos inimigos. Alguns dos quais eles já estão acostumados. Outro é tão inteligente quanto o Artemis, mas o superou em frieza e não sente culpa alguma sobre seus atos. E Artemis e Holly podem não ter como vencê-lo.

Um dos melhores livros da série! Isso mesmo! Enredo super bem elaborado, com o usual bom humor sem deixar de lado cenas emocionantes. A mistura de passado e futuro, a mudança parcial de caráter do Artemis e a evidente preocupação dele com a mãe apontam de forma significativa sua mudança.

Artemis me fazia odiá-lo e amá-lo em igual proporção a cada atitude que contradizia o seu recém adquirido senso de culpa. Seus atos para mim eram revoltantes, da mesma forma que mostravam o grande amor que ele sente pela mãe. Sem Butler parar protegê-lo, o Artemis ganhou mais cenas de ação e algumas rendem a ele mais do que um hematoma.

Presenciar a decepção da Holly, depois de se sentir tão culpada e vê-la magoada foi bem triste. Se bem que o causador soube recompensar um pouco suas falhas dando uma oportunidade para a Capitã Short se despedir de uma pessoa querida.

Para as românticas de plantão, aguardem algumas cenas bem legais! Mas aviso logo: isso é Artemis Fowl, não se iludam. Esse não é o assunto principal do livro e, reforçando o que disse na resenha anterior, é mais engraçado do que romântico.

O Eoin Colfer elaborou um livro onde tédio não tem lugar. Ação do começo ao fim, com detalhes ótimos dos lugares e dos equipamentos tecnológicos. Isso tudo bem amarrado com o enredo dos livros anteriores e com a presença de muitos personagens que achávamos que não veríamos mais. O jogo de acontecimentos do passado e do futuro foi muito bem feito e as cenas finais explicam muito da origem do primeiro livro, O menino prodígio do crime, e deixa também aquela curiosidade para próxima aventura.


Sobre o livro:
Artemis Fowl - O Paradoxo do Tempo
Série: Artemis Fowl
Volume: 06
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2009
Editora: Galera Record
Páginas: 416


Capas
Capa EUA
Capa Irlanda 1ª versão

Capa Irlanda 2ª versão
Capa especial 10 anos



PROMOÇÃO

Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Voc~e pode comentar diariamente ou comentar em todas no ultimo dia, não tem problema.
* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.
* Poste nos eu tuiter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.
Coloque junto com seu comentário: seu nome, e-mail, nome de segidor do blog e o link de divulgação no twitter.
No final da semana artemis fowl vamos sortar o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!
Boa Sorte!!!

6 comentários:

  1. Mimimi já estou me imaginando sofrendo com esse livro. A mamis dele fica doente? Ai meu coração.

    E vai ter um romancezinho? A-DO-RO! pelo que vc disse não é muito forte, mas é fato que eu vou amar mesmo assim. Imaginei agora que poderia ser 'sutil como em HP. Se for parecido fato que vou amar \o/

    Adorei a resenha, não vejo a hora de começar a ler.

    Beijos


    Fabiana Araujo Silva
    Fabiana Araujo
    @fabinaa
    fabianaa.araujo@ig.com.br

    http://twitter.com/#!/Fabinaa/status/94816546110705664

    ResponderExcluir
  2. Monique!! Parabéns por mais uma maravilhosa resenha, a cada uma que leio tenho vontade de devorar os livros pra comentar com vc!!
    Isso de voltar no tempo para salvar a mãe é tão lindo!!! Preciso ler essa coleção é o tipo de leitura que amo!!

    Seguidora: Raquel Carvalho
    cerqueiraraquel@gmail.com
    @RaquelCarvalho
    http://twitter.com/#!/RaquelCarvalho/status/94823368485896192

    ResponderExcluir
  3. Depois dessas 6 resenhas, já tô me sentindo BFF do Artemis, sem nem ter lido os livros! shuahushuahsu
    Tô assim entendo tudo da mente e do comportamente dele. qqq

    Parabéns mesmo pelas resenhas, Monique. Todas ótimas!

    E sério mesmo, começo a ler AF mesmo se não ganhar essa promo. \o/\o/

    Seguidora: Amanda Almeida
    amanda3bh@yahoo.com.br
    @mandyalmeida
    http://twitter.com/mandyalmeida/status/92966043911323648

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ola!!!
    Eu amo este tema de volta para o passado, tentar acertar no passado para refletir o futuro.Eu fiquei super feliz com o romanticas de plantao( eu sou demais!!), mas enfim sei que não é o tema de artemis mas se já tem um pouquinho já gostei!!!!Eu acho que vamos ver um lado mais sentimental e "humano" de Artemis já que sua mãe esta doente e ele vai tentar salva-la,pq vc pode ser o crápula que seja, mas mãe é mãe!!!!!
    Bjos!!!

    Danielly Wanessa
    Seguidora: Dany Palavras
    daniellyws@yahoo.com.br
    @danywsbela
    http://twitter.com/#!/danywsbela/status/95074916436684800

    ResponderExcluir
  6. Dá pra perceber que é muita ação mesmo Artemis deve ser mais show ainda no livro.

    Letícia do Carmo
    Seguidora: Letícia Devonne
    leticiacfs94@hotmail.com
    @itsmeittaa
    http://twitter.com/#!/itsmetitaa/status/95908036824154112

    ResponderExcluir