domingo, 7 de janeiro de 2024

TOP 10: Melhores livros de 2023


Os contos e livros curtos com certeza salvaram meu 2023 de ser um ano de poucas leituras. Ando encontrando problemas para me concentrar, focar na leitura e no blog, sem falar no problema persistente do sumiço da caixinha dos comentários. Ainda estou em processo de organizar o que posso do blog para 2024, mas quero muito voltar a postar com frequência e não acumular os posts. Vamos ver. Enquanto isso, fiquem com os 10 melhores livros das 93 leituras que fiz em 2023. 


10. Não trocaria minha jornada por nada, Maya Angelou: 

Os textos de Maya são fortes, reais e fala de muitas dores que pessoas negra, especialmente mulheres, passam em vários âmbitos da vida. Ela transmite a própria experiência seja como mãe, mulher e profissional, detalhando sentimentos e me vi bastante imersa em suas palavras. Resenha aqui.

09. As impacientes, Djaïli Amadou Amal: 

Leitura muito impactante e que trata do machismo nas religiões e como isso afeta de formas irreversíveis mulheres que são impedidas de tomar decisões sobre a própria vida. São três mulheres como protagonistas, cada uma atravessada de forma diferente por um sistema que as encarcera por meio de seus costumes. Resenha aqui.

08. O ceifador, (Scythe #1), Neal Shusterman: 

Gosto de livro que me faz pensar em temas que eu geralmente saio correndo e morte é uma delas. Aqui a humanidade já não precisa ter medo dela o tempo todo, mas ainda é necessária que a morte ocorra de alguma forma, então os ceifadores são encarregados disso. A escolha das pessoas que devem morrer, a frivolidade que algumas pessoas veem a própria existência agora que a morte não é mais um medo real, a corrupção dentro das instituições que deveriam ser as mais honestas, tudo isso é abordado e de uma maneira muito fluída. Quero muito continuar a série.

07. Histórias de Leves Enganos e Parecenças, Conceição Evaristo: 

Os contos do livro passam por tantos sentimentos e acontecimentos. São mães perdendo os filhos, mulheres sem esperança, pessoas com poderes que não são suficientes para salvar todos, mas que liberta muitos. Sempre é uma aula ler Conceição Evaristo. Resenha aqui.

06. Tress - A garota do Mar Esmeralda, Brandon Sanderson: 

Minha primeira experiência lendo Brandon Sanderson foi divertida. Gosto do tom de sarcasmo e deboche que ele imprime aos personagens, como a Tress é uma garota que se mostra mais e mais esperta conforme as situações vão acontecendo e a forma que ela consegue fazer amizades preciosas. E o que falar da construção de mundo? Muito interessante e a bela edição ajuda bastante a imaginar como ele é. Resenha aqui.

05. Fique comigo, Ayọ̀bámi Adébáyọ̀

Um livro que me deixou revoltada em vários momentos, ainda que muito do que acontece seja fruto de uma sociedade machista, que prejudica primordialmente a mulher, mas que também tem um grande efeito negativo no homem. Nossa protagonista passa por muitas dores e, mesmo quando erra, entendemos o motivo. Resenha aqui.

04. Longa pétala de mar, Isabel Allende: 

Foi o último livro do Clube do Livro no ano de 2023 e foi a melhor leitura das seis que fizemos para mim. Eu amo como a autora consegue sempre entrelaçar fatos históricos e personalidades reais a seu enredo e seus personagens. Esses últimos tem uma construção muito bem feita, tão reais com os erros e acertos de uma pessoa comum e me cativou do começo ao fim. Farei resenha em breve.

03. Semente Originária (O Padronista - Livro 01), Octavia E. Butler: 

Ainda não consegui organizar minha ideias para falar mais longamente sobre Semente Originária, mas foi um livro que diz muito sobre crenças, modo de vida, imigração, imortalidade e relacionamentos. Esse é meu terceiro livro da Octavia e vejo que fazer nos questionar é uma característica dos seus enredos, assim como criar personagens que nos passam sentimentos contraditórios. Resenha em breve.

02. A guerra da Papoula (A guerra da Papoula - Livro 01), R. F, Kuang: 

Uma fantasia que me arrebatou e deixou impressionada por não escolher conduzir o enredo de uma maneira previsível. Rin é uma protagonista difícil de gostar em alguns momentos, mas por quem acabamos torcendo por ser uma vítima como a maioria dos habitantes. A autora foi corajosa em colocá-lá com tantos defeitos, escolhendo caminhos ambíguos e errando em julgamento, mas ainda sim uma pessoa que se importa com quem gosta. Esse ano lerei os dois últimos da trilogia. Resenha aqui.

01. Violeta, Isabel Allende: 

Como as lembranças da pandemia de covid são recentes demais, precisei de duas tentativas para poder engrenar na leitura de Violeta. Mas depois que passei do primeiro capítulo não pude soltar o livro. Mais uma vez a mistura de fatos reais com ficção fortalece o enredo e eu pesquisava tudo de grandioso que era mencionado. A força e gentileza na narrativa da Isabel só torna mais forte os cem anos vividos por sua personagem. Melhor leitura do ano. Resenha aqui

Essa foi minha lista! Quais desses vocês leram? 

Lista de TOP 10:


Nenhum comentário: